Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Isaías no Benfica!


Primeira Liga 2017/18



Arouca campeão!

por Admirador do Isaías, em 24.08.15

Devo começar por dizer que sou admirador e apreciador do trabalho que Lito Vidigal desenvolve nas equipas por onde tem passado. Tem revelado uma capacidade de adaptação enorme aos planteis que tem tido e consegue sempre montar equipas com foco em resultados, sem me parecer ser teimoso ou de ideias fixas.

A prova da sua capacidade de adaptação aconteceu ontem diante do nosso Benfica, sendo que Vidigal soube ler o jogo, ler o desacerto emocional da equipa adversária e montar uma teia de anti-jogo, que com certeza já estava treinada e montada previamente. Encontrando-se a vencer tão cedo - erro terrível de Luisão que não acompanhou a subida da linha defensiva, ele que é suposto ser o comandante da mesma! - Vidigal deixou passar mais alguns minutos a ver se caía outro golo do céu (esteve quase a acontecer noutro lance em que tanto Lisandro como Eliseu me pareceram mal) e depois mudou para o Plano B de contenção e frustração do adversário.
Sendo certo que se algumas das várias oportunidades flagrantes de golo tivessem sido concretizadas, hoje estaríamos com outro estado de espírito, é certo também que o Arouca deixou de "jogar à bola" e passou a desenrolar um estilo de anti-jogo que, sendo legal, só se torna feio. Talvez haja algo mais que se possa fazer em relação a certo tipo de pseudo-lesões e atrasos de tempo. Talvez. Só que o treinador do Arouca sentiu o desequilíbrio emocional do Benfica a crescer a cada lance falhado e promoveu a actuação dos seus pupilos nesse campo, frustrando cada vez mais a nossa equipa.

Rui Vitória, por seu lado, não mexeu bem no jogo, desta vez. Já não falando na ausência de processos, que é elemento que deverá vir dos treinos, não houve bom sinal vindo do banco ontem. Pareceu-me cedo para trocar Ola John por Victor Andrade, até porque o Holandês tem tido um comportamento, sentido e vivacidade em campo recentes que nunca ou, no máximo, raramente se vira nos anos anteriores. No meio daquela equipa, Ola John foi, enquanto esteve em campo, o mais esclarecido. Procurou a tabela, o passe, ganhar espaço, procurou aparecer. Quando ele saíu, perdeu-se algum sentido ofensivo. Mais: este jogo era para Talisca, da forma como estava a decorrer. Com tanto boneco à frente do guarda redes, o remate do Brasileiro seria uma arma importante para se tentar tirar partido de um ressalto, de um braço mais esticado, enfim, tentar procurar alguma fortuna quando ela parecia, emocionalmente, fora do alcance.
A intensidade na segunda parte foi insuficiente, após uma primeira parte que, não tendo sido bem jogada pelo Benfica, foi, pelo menos, recheada de vontade de chegar ao golo. Samaris é melhor "8" que Pizzi, por muito boa vontade que o homem possa ter, por isso tinha de lhe ser incumbida a missão de transportar a bola para mais próximo da área contrária, à procura de um avançado. Gaitán só esteve em campo, infelizmente, 45 minutos. Não sei o que se terá passado no balneário, mas não jogou na segunda metade, desconcentrado.

Posto isto, verificou-se que ontem foi o Arouca campeão. Venceu os seus dois jogos e está em primeiro, merecidamente. Sim, beneficiou de algumas decisões arbitrais (como o golo mal anulado ao cair do pano e, talvez, um penalty sobre Mitroglou), mas basear-nos nisso para justificar esta derrota perante uma equipa acessível que só jogou, por decisão própria, futebol durante 15 minutos, é claramente desculpa de outra freguesia. No Benfica assume-se quando a equipa não tem argumentos e a verdade é que não procurou, com saber e vontade, que a sorte lhe sorrisse: faltou-lhe capacidade emocional. Pensava-se que o golo de Mitroglou tinha retirado os fantasmas da equipa, mas não. A insegurança emocional ainda está lá. Normalmente essa insegurança é fruto de ora má preparação física ora de dúvida em relação ao que fazer em campo. Talvez até os dois?

 

Facto é que, apesar do mal ser menorizado pelo que os rivais não se distanciaram nesta jornada, muito vai ter que mudar, caro Rui Vitória. Muito vai ter que mudar. Não é cedo, pois ontem já era tarde.


O Arouca fez pela vida e foi ontem campeão com o que tinha.
O Benfica foi derrotado porque deixou de acreditar que é
(Bi)Campeão.

 

Leia uma análise mais factual à partida, por Eu visto de Vermelho e Branco, aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 13:42




6 comentários

De Anónimo a 24.08.2015 às 16:48

Estar constantemente encostado à linha não é querer aparecer no jogo. Não vi uma única diagonal do Ola John durante os 45 minutos que esteve em campo, apenas aquela oportunidade em que ele, por acaso, estava ali.

De Admirador do Isaías a 24.08.2015 às 16:58

Caro anónimo,

O Ola John procurou o espaço onde ele existiu, na linha, e, também, procurou sempre a tabela e o passe enquanto esteve em campo. Fazer diagonais não é o único movimento que existe para um extremo, bem pelo contrário.

De qualquer maneira, o Holandês esteve apenas um pouco melhor (ou menos mal) a nível do esclarecimento em relação ao jogo que o resto da equipa.

Cumprimentos,
Isaías

De Paul Lisboa a 24.08.2015 às 22:17

O que faltou foi o SLB ter acerto na finalização. O Arouca teve o golo e mais duas oportunidades, de resto esteve sempre atrás da linha da bola. O SLB dominou e fez o jogo quase todo no meio campo do Arouca, criou oportunidades suficientes para ganhar o jogo, falhou foi na concretização

De Admirador do Isaías a 25.08.2015 às 08:13

Caro Paul Lisboa,

Como indiquei no texto, sem dúvida que se tivessem sido concretizadas em golo algumas das várias oportunidades que a equipa teve, o estado de espírito seria outro, pois é o resultado que conta, no fim.

De qualquer forma, não podemos esconder-nos do que, evidentemente, falta à equipa - e que já faltara contra o Estoril.

Cumprimentos,
Isaías

De BENFICA365 a 25.08.2015 às 00:56

Caro e Monstruoso Isaías:

Onde eu assino??? Plenamente de acordo!

Mas o pior disto tudo, o que "fazemos" com RV? Digo isto porque tudo o disse, escrevi sobre Rui Vitória quando este chegou ao Benfica confirmou-se! Simplesmente não acredito no Homem!
Só o tempo poderá desmentir-me mas com este futebol e resultados perderemos em várias frentes. Na desportiva, nas assistências na Catedral, nas assinaturas da BTV.


Saudações Gloriosas

De Admirador do Isaías a 25.08.2015 às 08:37

Carissimo Benfica365,

Ser treinador do Benfica pressupõe determinado tipo de exigências e não é, por isso, para qualquer um.

Repare, de qualquer forma, que neste momento é complicado, por vários motivos, dispensar Rui Vitória. Luís Filipe Vieira só o fará, se sentir que é o seu lugar que fica em risco, se sentir a pressão a chegar-lhe e não só escudada no treinador. Como sabe, não tenho o actual presidente do nosso Benfica em boa conta, apesar de lhe reconhecer serviço, e não tiro da cabeça a premeditação do que se passou entre as duas épocas anteriores e esta.

Em qualquer dos casos, penso que tem de haver intervenção da estrutura (neste caso, Rui Costa), para ajudar a fazer a ponte entre treinador e jogadores. Há ali algo mais que não acredito que sejam falta de conhecimentos do Rui Vitória. Repare que podem até ser hábitos (bons ou maus, sabe-se lá) de relacionamento durante anos com outro tipo de personalidade.

O que importa ao Benfica como clube (não como empresa) neste momento, são resultados - nem que seja com golos à carambola ou, como o nosso treinador actual imortalizou, "chouriços". A confiança, entre os jogadores e para com o treinador, constroi-se com resultados.

PS: Se domina bem o inglês, recomendo este artigo acerca de Alex Ferguson. Tem alguma relevância (e alguns conselhos) em relação ao momento do Sport Lisboa e Benfica: https://hbr.org/2013/10/fergusons-formula/ar/1

Abraço Benfiquista,
Isaías

comentar



Admirador do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Petição


Isaías celebra o TRI!


Rui Vitória


Campeões Eternos


Cosme Damião


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog