Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Isaías no Benfica!


Primeira Liga 2017/18



Desresponsabilização? No Benfica, não.

por Admirador do Isaías, em 23.11.15

Esta é a palavra-chave do actual princípio de comunicação do Benfica. Nunca há responsabilidade própria dos "responsáveis" seja pelo que for. Há a circunstância, há o factor externo e incontrolável, mas nunca uma incompetência própria, um espírito crítico que só os verdadeiros campeões têm sempre presente e que fez do Sport Lisboa e Benfica um clube de dimensão mundial.

Após mais uma exibição vergonhosa da equipa de futebol diante do seu maior rival de Lisboa, o Sporting, ouvimos Rui Vitória dizer que não quer ser "comido", porque a sua equipa tinha sido prejudicada pela arbitragem. Até pode ter sido e, afirmo eu aqui que o foi. Só que antes de esses critérios díspares e esses lances de julgamento prejudicial terem verdadeiro impacto no resultado obtido, há que ter o seu trabalho feito. A equipa do Benfica apresentou-se um pouco melhor durante os primeiros 10 a 15 minutos, 20 talvez, mas depois afundou-se novamente naquele abismo exibicional, próprio de uma equipa sem noções tácticas, quer ofensivas, quer defensivas. Na realidade, termos chegado ao prolongamento, foi um milagre - e o Sporting, estando a jogar melhor, nem estava a jogar assim tanto (na Luz jogaram muito melhor, por exemplo).
Li a opinião de que são os jogadores que não servem - só aceito essa explicação parcialmente, pois apesar de o plantel precisar de melhoramento em algumas zonas, temos jogadores para jogar MUITO melhor. A realidade é que temos jogadores em campo, colocados sabe-se lá com que instruções, que ora não sabem o que fazer nos vários momentos de jogo, ora tomam demasiadas vezes decisões erradas. Isto, quer se goste quer não, é falta de qualidade de treino táctico. Para isso, precisa-se de um bom treinador, um treinador com ideias fortes e de futebol de clube grande. O jogador só pode ser responsabilizado mediante o papel que lhe foi entregue para desempenhar pelo treinador.

Só que Rui Vitória, estando a seguir o caminho definido pela comunicação do Benfica (que é presidencialista e não clubística), está a negar a sua própria incompetência tal como Vieira, pelo mesmo método, o fez várias vezes. Essa é uma postura perigosa para o treinador, porque este não tem a boia de "salvador do Benfica" que Vieira tem e de que se serve sempre para cobrir os seus próprios pecados e insuficiências. Ao seguir uma estratégia de "chuto para a frente" não só no campo mas também na comunicação, Rui Vitória pode estar a enterrar definitivamente o seu futuro - pois por vezes um treinador pode não estar preparado para um clube grande num determinado momento, mas vir a estar preparado mais à frente na sua carreira.
Vieira, já se sabe, é sempre defendido pela comunicação do clube como bem perto da perfeição. No entanto, quando se trata do que mais importa para qualquer dos aspectos do clube, que é o rendimento da equipa de futebol, Vieira é, talvez, o segundo presidente do Benfica mais incompetente (sendo Damásio o primeiro). É que foi Vale e Azevedo que descobriu Mourinho, por exemplo!
Reafirmo que o que Vieira fez de bom pelo Benfica, está feito. Os seus méritos estão esgotados e a sua contribuição concluída já faz tempo. Mais a mais, não fez mais que o seu dever enquanto Presidente desta instituição que já teve muito mais "salvadores" pouco recordados, do que Vieira tem campeonatos de futebol conquistados.

Quanto ao jogo, reafirmar a total ausência de combinações e movimentações é já cansativo. Deixo, por isso, o habitual video de resumo do jogo e a análise do Eu Visto de Vermelho e Branco.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 09:15




1 comentário

De BENFICA365 a 23.11.2015 às 11:21

Caro Isaias:

Pefeita análise "interna"!

comentar



Admirador do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Petição


Isaías celebra o TRI!


Rui Vitória


Campeões Eternos


Cosme Damião


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Novembro 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog