Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Isaías no Benfica!


Primeira Liga 2017/18



Isto não é nada!

por Admirador do Isaías, em 31.08.15

O nosso Glorioso lá conseguiu, a custo, como tem sido sempre esta época, arrancar mais três pontinhos na Luz. Frente a uma equipa como o Moreirense, que luta pela manutenção, voltámos a mostrar muito pouco futebol. A equipa de Moreira de Cónegos fez pela vida e implementou o seu jogo, mas cabia ao Benfica a responsabilidade de pegar nas rédeas da partida.

A nossa equipa não jogou nada. Este tem de ser o primeiro comentário ao jogo jogado. Não há um pingo de coordenação, organização e interajuda, sejam elas defensivas ou ofensivas. Tudo é feito em esforço e demasiado entregue à capacidade criativa e à imprevisibilidade das unidades individuais. Acabámos por sofrer o primeiro golo num lance em que o Lisandro parecia um juvenil: largou a marcação do homem mais avançado do adversário, quando contava com o apoio de mais, pelo menos, três colegas contra outros dois, para, imagine-se, se virar para a bola! Quando o fez perdeu o avançado de vista e este ficou à vontade. Mais! Reparem nas imagens a colocação do resto dos colegas defensivos. Do lado contrário, caso o avançado Raphael quisesse cruzar ao segundo poste, aparecia isolado um outro jogador Moreirense! Inacreditável como vai tudo à bola e ninguém organiza!

Pronto, aos repelões e com dois avançados de área e um génio Jonas atrás deles, lá conseguimos fazer três golos e ainda compensar um golo irregular do adversário, em fora-de-jogo, só que isto não é nada! O único dos três golos que marcámos que é de facto originado por uma boa jogada, é o segundo, o do Samaris: boa capacidade do Mitroglou para suster a bola e um passe atrasado que rasga a organização defensiva contrária, sim Sr. No entando, os outros dois, sendo verdade que foram cruzamentos impecáveis do Gaitán, foram lances de "deixa mandar lá para dentro a ver se pega"... e lá pegou duas vezes, com duas excelente finalizações, de Jimenez e de Jonas, mas isto é demasiado ao acaso! Tinha sido um lance semelhante que abrira o marcador com o Estoril...

Eu sou paciente, no sentido de perceber que ideias novas não entram logo todas na equipa e que a preparação da pré-época foi desastrosa. No entanto, há que ver alguma coisa em campo e o que vejo, de momento, são onze jogadores e não uma equipa com o mínimo, o mínimo, de coordenação de qualquer espécie. Falta um plano, seja ele qual for.

Repito: Isto não é nada!

 

Leia uma análise mais factual à partida, por Eu visto de Vermelho e Branco, aqui.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 14:31




6 comentários

De BENFICA365 a 31.08.2015 às 15:05

Ilustre Benfiquista:

Seria de todo paciente, se ao longo de dois meses que RV leva como técnico do SLB observasse evolução, de jogo para jogo, de semana para semana, mas não é isso que está a acontecer.

È tudo ao molhe e fé em Gaitán ou Jonas. E valha-nos São Júlio César.

È que se não fosse estes "fogachos" individuais o nosso futebol era pouco mais que nada, zero, nickles.
Dois (Jonas e Júlio César) estão no último de contrato e só vejo (leio) boa vontade para renovar os vínculos contratuais mas preto no branco no Benfica nada, as coisas arrastam-se e acabam sempre da pior maneira para os nossos laços efetivos que criamos com os jogadores.
O outro Gaitán andamos nós a cruzar os dedos, a rezar para que pelo menos até Janeiro LFV mantenha-o por cá.
Assim anda o nosso Benfica, um Bicampeão de mãos largas! Estupidamente e à vista desarmada fizemos de tudo para ficarmos mais fracos e inversamente observar os nossos rivais (embora custe-me considerar como rival um que faça batota ou vicie a competição) a crescer.
Com o Bi campeonato no bolso, este deveria ser um ano para cimentar a nossa posição. Um ano para esmagar quer sempre nos puxou para baixo. Jamais poderia ser um ano de mudança de politica desportiva. Este processo de mudança deveria ser expansivo no tempo e não de forma abrupta, com rotura total com o passado. Ainda não está nada perdido mas....

Saudações Gloriosas

De RM a 01.09.2015 às 13:31

O lance do golo do Benfica mostra mais uma vez o quão fracos estamos neste momento na transição defensiva. Mais do que o erro individual do Lisandro, que existe de facto, há um erro colectivo grosseiro. Dos muitos anos que tive o prazer de jogar futebol houve coisas básicas que aprendi e que não posso aceitar que aconteçam numa equipa de primeira divisão, muito menos numa equipa como o Benfica. Os dois laterais subiram em simultâneo e há um espaço tremendo entre os dois centrais e o resto da equipa. Mais, uma equipa, mesmo quando em posse da bola, deve estar sempre disposta de forma a prevenir uma eventual perda da mesma, e recuperá-la o mais rápido possível. A forma mais fácil de isto acontecer é a equipa estar sempre disposta em triângulos, pois não só permite sempre uma linha de passe, como permite recuperar a bola de forma mais rápida quando a perde. O que vemos neste golo é o samaris a 20 metros do Pizzi, o Nélson Semedo e o Eliseu subidos ao mesmo tempo e o Luisão e o Lisandro numa "ilha". A minha pergunta é: Costumam treinar durante a semana ou o Rui Vitória manda uma bola lá para o meio e agora cada um que toque o seu instrumento? O problema é que isto acontece jogo após jogo...

P.S: Não quero de forma alguma parecer um Luís Freitas Lobo( pseudo-mister), mas de facto o Benfica de Vitória deixa muito a desejar tacticamente.

De Admirador do Isaías a 01.09.2015 às 13:42

Caro "Mister" RM :-)

Tem toda a razão, claro. Aliás, no artigo escrevi precisamente isso: que os jogadores a defender naquele lance estavam demasiado centrais e que se houvesse lateralização para o segundo poste, se calhar tinha sido um golo ainda mais fácil. Só que explicado por quem sabe, é outra coisa.

Se tiver oportunidade, veja a análise táctica ao jogo de http://euvistodevermelhoebranco.blogs.sapo.pt, cujo link se encontra no fim do artigo. Vale a pena.

Cumprimentos,
Isaías

De RM a 01.09.2015 às 13:58

Infelizmente, não tive oportunidade de ver o jogo e vi apenas um resumo "alargado", mas pela discrição do link( boa análise) vê-se que continuamos com mais do mesmo, a cruzar para área ou então à espera do rasgo individual. Espero mesmo estar enganado, mas parece-me que mais do que tempo, Rui vitória precisa de melhor qualidade como treinador. Veremos, se conseguirmos arrancar para duas ou três vitórias consecutivas talvez a equipa fique mais confiante e comece por fim a fazer mais passes verticais entre linhas para aproveitar as "descidas" de Jonas e proporcionar mais tabelas e melhor aproveitamento também da linha final... Quanto mais perto da linha de fundo mais perigoso é o cruzamento...

De Admirador do Isaías a 01.09.2015 às 16:06

Caro RM,

Esperamos todos isso... :-|
Muito sofrimento esta época!

Cumprimentos,
Isaías

De Mafalda Esturrenho a 01.09.2015 às 13:41

Leia artigos sobre a história do SLB em http://semquenemporque.blogs.sapo.pt/

comentar



Admirador do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Petição


Isaías celebra o TRI!


Rui Vitória


Campeões Eternos


Cosme Damião


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Agosto 2015

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog