Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Jonathan Rodriguez: R9 ou Gazza?

por Ao Colinho do Isaías, em 19.03.15

Jonathan Rodriguez foi um negócio difícil de completar para o Sport Lisboa e Benfica. Tinha tudo acertado para vir para o Estádio da Luz e, apesar de rotulado de craque até por Luis Suarez, iria ser recebido sem grande aparato. No Uruguai já tinha fama (e algum proveito) mas em Portugal era mais um desconhecido, visto provavelmente como um daqueles que ficariam "ad eternum" na equipa B.

Só que depois veio o jornalista Uruguaio tecer considerações acerca da personalidade do rapaz. De súbito, cheirando a venda de papel por esse Portugal fora, como só o Glorioso consegue proporcionar, caiu a comunicação social em cima do caso e andaram uns tempos em modo de aproveitamento.
As dúvidas acerca da condição física, no que se relaciona com um problema congénito na anca, tinham razão de ser, até porque o Sporting Clube de Braga já o tinha rejeitado (após ter tentado baixar o preço, diga-se) perante o resultado dos testes médicos. Só que o Sport Lisboa e Benfica considerou que o jogador está apto para a alta competição e agora há que observar o desenvolvimento da condição física dele. As dúvidas relativas à personalidade do jogador, essas, ainda permanecem. É claro que vir de um ambiente complicado não é motivo para preocupações, o futebol tem imensos exemplos que o provam. O que pode vir a ser preocupante é como reagirá Jonathan quando as coisas lhe correrem menos bem.

O negócio lá se concretizou e Jonathan ingressou no Glorioso. Chegou, jogou pela equipa B e marcou logo. Mostra atributos extraordinários e tem a capacidade de se afirmar no imediato e de fazer de todo o seu potencial certeza. Neste momento, ele está absolutamente focado e com um único objectivo em mente: mostrar-se a Jorge Jesus para integrar quanto antes a equipa principal do Sport Lisboa e Benfica. Como reagirá ele, contudo, perante uma adversidade ou quando já for titular indiscutível? Afinal, ainda resta saber se o Uruguaio consegue afirmar-se perante defesas menos macias do que as da Segunda Liga. Essa é a incógnita.

 
As qualidades de Jonathan Rodriguez são inegáveis: é um bólide constantemente apontado à baliza. Uma autêntica bala capaz de furar defesas e frustrar adversários. O seu tipo de jogo faz lembrar, obviamente sem estar ao mesmo nível do Brasileiro (que é inigualável), o Ronaldo R9 "fenómeno" dos tempos áureos. Se assim se continuar a revelar, será um parceiro mortífero para Jonas, o mestre que partilhará o ataque com ele, seguramente. Aliás, quem sabe se é por isto que Lima me tem parecido um pouco mais nervoso ultimamente?


O que se espera é que às qualidades de Ronaldo R9 não esteja aliada a personalidade de Paul Gascoigne - um extraordinário talento que não atingiu outros níveis devido, precisamente àquilo que Jorge da Silveira apontou a Jonathan Rodriguez: problemas com o consumo de bebidas alcoólicas.


Se o que o jornalista veio dizer é verdade ou mentira, o tempo o dirá. Toda a minha esperança é de que seja mentira - ou que tenha sido verdade, mas que fora ultrapassado - pois se pudermos contar com o "nosso R9" ao lado de Jonas, teremos uma dupla de um nível muito superior ao da Liga Portuguesa.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 13:18




8 comentários

De David Dias a 19.03.2015 às 21:17

Antes de mais, bem-vindo!!!
Apenas hoje dei atenção ao seu blog! (embora já o tivesse visto à uns dias)

Lembram-se daquele jogador... o Ferrari?
Não!.. era Dino. Nada disso! O Enzo!!!

Era rufia ele, não era? Tinha mau feitio. Depois queria ir embora...
Pois é! O SL Benfica já não é como nos anos 80/90! Agora se sofre de vedetismo vai de empréstimo (Djuricić). Se quiser ser jogador da bola, jogar e vencer tudo bem, tal o nível de profissionalismo que o clube alcançou.

Veja-se o exemplo do Fábio Coentrão que esteve no SL Benfica e voltou a ser emprestado ao clube de onde veio! Depois foi o que foi! Ou então o Rodrigo que foi emprestado ao Bolton, voltaram e afirmaram-se.

Jonathan Rodriguez já demonstrou que tem o 'bichinho' da bola e potencial (La Potenza!). Se será como o VERDADEIRO Ronaldo? Está no clube perfeito para se afirmar no melhor futebol do mundo (o europeu e o do SL Benfica).

Post Script: Já para não falar que terá como mister... direi talvez, um competentíssimo treinador que faz do ar (H2O) 'Maneis'!

FORÇA BENFICA
FORÇA BENFIQUISTAS

De Ao Colinho do Isaías a 19.03.2015 às 21:39

Caro David Dias,

Como o post deve transparecer, eu estou bastante entusiasmado com o potencial deste rapaz. Penso que futebolisticamente é um diamante que precisará de ser lapidado e polido, com certeza, mas tem toda a capacidade para se afirmar e explodir no futebol europeu.

Como deixou implícito - e bem! - o aspecto psicológico é imperativo para o sucesso no futebol, ainda mais hoje em dia que nos anos 80. A minha esperança é que não só Jonathan tenha essa capacidade mental, como também que tenha o melhor acompanhamento possível no clube, por parte dos colegas que são referências, como Luisão e Maxi , mas também, claro está, por Jorge Jesus.

Não vou tão longe e afirmar que JJ faz do ar ou da água os Manéis " que vai precisando. O que ele já demonstrou é que é capaz de descobrir num jogador aquilo que nem ele próprio sabe de si mesmo.

Grande Abraço Benfiquista,
Isaías

De David Dias a 20.03.2015 às 01:18

Meu Post Script foi demasiado contundente?
Peço as minhas cordiais e sinceras desculpas por tal 'estrada a pés juntos'!!!

De Ao Colinho do Isaías a 20.03.2015 às 08:45

Caro David Dias,

Não foi nada contundente, homem! :-)

Eu confesso-me fã de Jorge Jesus e reconheço plenamente as qualidades e defeitos. É o treinador certo para o Benfica e, assim espero, para este talentoso rapaz.

Abraço,
Isaías

De Anónimo a 19.03.2015 às 21:43

ele faz 'manéis' do ar e tu pespegas aí a fórmula da água

ahh, antes que faças asneira, o AR é uma mistura de gases

De David Dias a 20.03.2015 às 00:02

Obrigado senhor "Anónimo" por ter respondido ao meu Post Script que teve o propósito de 'lançar o anzol' para a água (H2O)!

Devo, contudo, referir que quando reparei que deixei o "AR" e quando vou a substituí-lo pela "ÁGUA" já era tarde, já tinha carregado no botão "Publicar Comentário"!!!

comentar



Ao Colinho do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Jorge Jesus? Nunca Mais!


Jonas, um de nós!


Campeões Eternos


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2015

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog