Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Isaías no Benfica!


Primeira Liga 2017/18



Mens sana in corpore sano

por Admirador do Isaías, em 13.09.17

Nesta equipa do Benfica, que já tinha demonstrado muito mais neste início de época, instalou-se repentina desconfiança, em parte motivada por uma clara diminuição de forma física. Não vou discutir se deve revolucionar-se o onze inicial, nem tão pouco irei agora colocar em causa os jogadores e o treinador, pois acredito neles (não são afirmações vãs). Essa reflexão, embora um exercício perfeitamente válido como adepto, em nada contribuirá para o que se passa no âmago do grupo.


Os lobos, agora em alcateia, estão sempre à porta, à espreita, e aproveitarão qualquer nesga que lhes dermos, mesmo entre adeptos. Não podemos abrir brechas.

 

Deixo, por isso, um excerto clássico que espelha o que realmente a equipa precisa e o que o treinador deverá conseguir tornar claro no grupo:


    Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são.
    Peça uma alma corajosa que careça do temor da morte,
    que ponha a longevidade em último lugar entre as bênçãos da natureza,
    que suporte qualquer tipo de labores,
    desconheça a ira, nada cobice e creia mais
    nos labores selvagens de Hércules do que
    nas satisfações, nos banquetes e camas de plumas de um rei oriental.
    Revelarei aquilo que podes dar a ti próprio;
    Certamente, o único caminho de uma vida tranquila passa pela virtude.

- Décimo Júnio Juvenal, em Sátira X


Penso que esta Sátira do poeta Romano Juvenal, sobejamente conhecida aliás, contem toda a mensagem que a equipa de futebol do Glorioso precisa neste momento, de forma a inverter o momento que vive.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 08:12




2 comentários

De Anónimo a 13.09.2017 às 12:03

Meu caro
desta vez fiquei fulo , que diabo se passa ? deixaram de saber jogar ? começa a haver birra de mimados?
como sou do tipo quer muito bem, não quer ,vai para a bancada para não se cansar ,visto dentro do campo não estar a fazer mais que estorvar não me refiro a ninguém em especial ,mas a forma como se está a "jogar" nesta altura ,parece que alguns "craques" estão convencidos de que basta vestir a camisola do Benfica ,tirar umas fotografias sorridentes ,o treinador (que diz não gosta de individualizar) mas já por duas ou três vezes defende o mesmo jogador, e por falar em Rui Vitória ,já escrevi algumas vezes,que me parece treinador para o SLB ,está na hora de mudar o discurso ,(pois os bois tem de ser chamados pelos nomes) estamos a jogar mal ,demasiado tempo com toques no nosso meio campo sem qualquer utilidade (para depois dizer que tivemos 70 ou 80% de posse de bola) então se calhar é melhor não sair dali termos 100% de posse de bola e acabar todos os jogos 0-0.
esta coisa da azia é lixada ,espero que passe depressa ,dentro de 15 dias em Basileia,mas primeiro com o Boavista .
Não estou dentro do Benfica para saber o que lá se passa ,mas que tem que se fazer qualquer coisa não tenho dúvidas ,a começar pela preparação física ,porquê tantas lesões musculares ? má preparação ou má alimentação? não falo das lesões traumáticas .
Já tinha escrito de outra vez porque diabo a equipa se marca um golo ,passa a jogar ainda pior ? sabemos que o árbitro espanhol foi muito mau ,lixou-nos à grande mas isso vindo daquele lado não me admira (já dizia o outro "pior que inimigos eram irmãos") e ainda existe muito boa gente que diz "nuestros hermanos" ...dasse .
bem já descarreguei um pouco a minha tristeza (azia) ,grato pelo tempo dispensado por alguém que me leia e se me responderem ,não batam muito que eu sou velhote.
Saudações Benfiquistas
Abraço
A.Reis

De Admirador do Isaías a 13.09.2017 às 13:16

Caro A.Reis,

Ficámos todos!

Ontem, para ganhar, bastava qualquer médio ou defesa colocar bolas pingadas para a zona entre o central e o lateral do lado contrário de onde a bola estava. Grande parte dessas bolas iam ter entrada, bastando o extremo ou mesmo um dos avançados aparecer ali. Aliás, o golo surge da exploração desse espaço.

Em qualquer dos casos, o que se passa parece-me ser, como aludi no post, uma questão de unidade física e mental. Quem está com físico está sem mente e quem está com mente está sem físico.

Não vou arriscar soluções. Apesar da oscilação, mantenho confiança no treinador - até porque note que o discurso público não é necessariamente (nem deve ser, na minha opinião) o mesmo que o privado. Afinal, não foi a primeira vez que isto aconteceu.

Cumprimentos!
A.do Isaías

comentar



Admirador do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Petição


Isaías celebra o TRI!


Rui Vitória


Campeões Eternos


Cosme Damião


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Pesquisar

  Pesquisar no Blog