Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Maxi Pereira: O novo refém da velha guerrilha

por Ao Colinho do Isaías, em 01.07.15

De Rui Vitória, treinador já apresentado no Sport Lisboa e Benfica, falarei depois de ver a bola rolar algumas vezes. É uma fase que se inicia, requer tempo, trabalho e esperança.

De Maxi, no entanto, uma que chega ao fim, aparentemente, é tempo agora de falar.

Parece-me ser verdade que a tentativa de renovação por parte do Benfica se iniciou há bastante tempo, ainda com a época a decorrer. Só que o empresário de Maxi, um homem demasiado influente, é virtualmente dono do futebol Uruguaio - bom, do futebol e não só. Os seus lucros são enormes e não em poucas instâncias muito pouco claros. A sua argúcia e ganância são devoradoras. O círculo onde se movimenta não é menos que uma "Mafia".
Paco Casal jogou o jogo da espera, primeiro, e do paga 2 milhões para ver, depois. Maxi, por sua vez, sempre se revelou feliz no Sport Lisboa e Benfica e sempre subentendeu que queria continuar e que o dinheiro não era o factor importante.

Então, se o problema não era o dinheiro e a vontade era de continuar, o que impediu a concretização da renovação de contrato? Só há um elemento que sobressai: evidentemente Paco Casal.


Maxi encontra-se, a meu ver, refém do mafioso Uruguaio que manda na selecção, nos clubes e até na comunicação social.
Grande parte da família de Maxi Pereira habita, ainda, no Uruguai. Que seria da vida deles se Maxi afrontasse tal figura do caporegime na América do Sul? Que seria da vida do próprio Maxi, provavelmente vendo-se impedido de providenciar uma boa vida à sua família, como revelou ser a sua maior preocupação?

Para mim, pessoalmente, há poucas dúvidas.

O Sport Lisboa e Benfica tem responsabilidade em dois factores: o primeiro, na figura de quem quer que tenha de facto conduzido o processo, ao não cortar o processo de negociação mal se tenha apercebido do jogo sujo de Casal. O segundo, quando se pretendeu passar a imagem que a renovação não acontecia porque Maxi não queria - inaceitável. Até posso entender que, do ponto de vista do mundo futebolístico, o Benfica podia não querer hostilizar o mafioso Casal ao quebrar o silêncio sobre como o processo estava na mesa e denunciar o agente. O que é incompreensível é que, perante tal evidência, não se tenha protegido Maxi.
Hostilizar Maxi, agora, é injusto. Ele sempre quis continuar connosco, mas as variantes da frase "primeiro está a minha família" com que sempre nos brindou, fazem muito mais sentido quando se percebe o poder do seu empresário em todas as esferas da vida Uruguaia e até internacional... e a capacidade de Pinto da Costa de encontrar sempre formas inovadoras de guerrilhar.

Pinto da Costa até pode ter prometido a Paco Casal que sim Sr, que dava os dois milhões de prémio de assinatura ao empresário e que oferecia um salário de 2 milhões/ano a Maxi. Pinto da Costa sabia, se o fez, que tal o faria afastar Maxi do Benfica. Vamos ver é se para o mafioso Paco Casal, Pinto da Costa é mafioso e meio. Vamos ver se se concretiza essa tal proposta e se Maxi vai mesmo para o FC Porto.
Penso que não, penso que a jogada já deu frutos: Maxi já foi hostilizado pelos Benfiquistas e já não será o mesmo se renovar (por alguma reviravolta do destino). Pinto da Costa pode agora, se quiser, dar o dito por não dito pois já ganhou a parada que queria: O Benfica perdeu o seu timoneiro de há seis anos no lance do puto Bruno e o seu sub-capitão de há oito neste lance. Como isso não chega para garantir uma vitória do FC Porto, o próximo alvo é o conselho de arbitragem, cuja perda de controlo já valeram dois anos em branco ao Don portista: esta questão do sorteio dos árbitros não é um fim, mas um início.

 

Actualização 10/JUL/2015 19:29h:

http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/maxi-pereira/maxi-talvez-seja-a-ultima-camisola-do-benfica-que-trago

Maxi Pereira foi cumprir uma promessa religiosa a um santo, levando consigo e deixando no altar uma camisola do Sport Lisboa e Benfica. Depois disse que ainda está tudo por decidir. Na minha perspectiva, tal acto apenas confirma a minha suspeita em relação a que é Paco Casal quem força Maxi. Mais: este interregno parece-me uma derradeira tentativa do próprio Maxi Pereira seguir carreira noutro país que não Portugal - ninguém tem um gesto destes com uma camisola do clube que serviu durante 8 anos e não sente amor por ele. Maxi ama o Benfica e, podendo, jamais o trairia. Só que, como bem disse, o bem-estar da sua família vem primeiro e o mafioso tem-no na mão. Pensará que, com certeza um Galatassaray ou um Stoke City (clubes falados na imprensa) não terão problemas em pagar os 2 milhões exigidos por Casal, mais o salário pretendido. Mais a mais, será que Pinto da Costa mantém a oferta na mesa? Veremos.

Actualização 14/JUL/2015 20:19h:

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=5&id=560106

«Há a oportunidade de ir para o FC Porto. Vou para Portugal e vamos ver o que definimos. Estou tranquilo, o que vier é a pensar na família, para que esteja bem. O futuro é isto. É uma mudança muito grande, nunca imaginei que pudesse chegar a este momento. O futebol é assim», afirmou esta terça-feira o lateral direito, em declarações à estação televisiva uruguaia Telemundo.

«Estive um ano a dizer que queria ficar no Benfica, mas o contrato foi chegando ao fim. Vim para a Copa América e disse desde logo que tudo poderia acontecer», recordou o jogador de 31 anos.


Ainda não oficializado, mas perto disso. Neste discurso, no entanto, lê-se resignação, não vontade de abraçar um novo desafio. Não são palavras alegres, determinadas e recheadas de energia perante um salto qualitativo e financeiro, mas sim de resignação.
Reafirmo que outras forças bem mais fortes que a paixão clubística forçam Maxi para este novo rumo na carreira, contra a sua vontade.

Actualização 15/JUL/2015 13:13h:

http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=962356

Maxi junta-se ao estágio do FC Porto e é, portanto, oficialmente jogador do clube. Paco Casal teve, portanto, mais força, e Pinto da Costa teve de manter a proposta e pagar tudo. Aparentemente, terá custado cerca de 7,5 milhões só em prémio de assinatura para Maxi e Casal... fora o salário. Promete, cumpre.
così, la cosa nostra".

Actualização 15/JUL/2015 14:07h:

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=5&id=560266

Já integrado no estágio do FC Porto em Horst, na Holanda, Maxi Pereira proferiu as primeiras palavras como dragão. «Estou muito contente por estar aqui e fazer parte deste grupo», referiu, em declarações ao Porto Canal.

O jogador, que assinou contrato com os azuis e brancos válido por três épocas, estabeleceu ainda os seus objetivos:

«Quero integrar-me no grupo e ser mais um a trabalhar no duro para chegar ao objetivo, que é ser campeão pelo FC Porto.»

 

Actualização 16/OUT/2015 11:41h:

http://www.abola.pt/clubes/ver.aspx?t=5&id=577075

Maxi Pereira falou abertamente, pela primeira vez, sobre a polémica saída do Benfica para representar o FC Porto.

«No princípio foi um pouco complicado, é normal devido à rivalidade entre os dois clubes. Foi um golpe», reconheceu o lateral de 31 anos, em declarações ao diário uruguaio Ovácion.

«Estive oito anos no Benfica e na última temporada, quando o contrato estava a terminar, não fizeram muito para renová-lo», explicou Maxi Pereira, deixando uma interrogação no ar:

- Se queriam tanto um jogador como diziam, porque esperaram que o contrato terminasse?

«Quando é assim, não sei se o querem assim tanto. Fiquei um pouco magoado, senti que não me valorizavam. E o FC Porto foi-me buscar», terminou.


É claro que as vezes que Paco Casal não compareceu às negociações, adiando-as, e as exigências que vinha fazendo nada influiram nesta conclusão...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 14:11




4 comentários

De Ao Colinho do Isaías a 01.07.2015 às 18:40

Caro Benfica365,

Depois do acompanhamento que fiz do caso do Jorge Jesus, considerei que era tempo de pausar para observar e reflectir. Afinal, havia que esperar pelo novo treinador e também perceber como corria a novela do Maxi .

Tenho andado sempre atento, a blogues, a jornais online, a notícias no geral. Tenho até andado a comentar, volta e meia, o meu bitaite ". Faltava-me contribuir, contudo, se sentisse que tinha algo a dizer que não fora já dito e repetido.

Com tudo o que tenho vindo a observar e ler, estou convicto que hostilizar o Maxi é um erro (pois foi essa a armadilha montada por Pinto da Costa) e que não é do próprio que parte o entrave à sua continuação. Reitero que considero-o refém, nesta fase da sua vida (não só carreira) de interesses que nada têm a ver com a sua vontade e que fogem completamente do seu controlo.

É a minha leitura, pessoal, baseada e fundamentada não só na interpretação das variadas notícias que têm saído relativamente ao caso, mas também na história dos envolvidos.

Pela parte que me toca, estou grato ao Maxi Pereira por tudo em que participou nestes 8 anos de Benfica e não o assobiarei se um dia regressar à Luz como adversário, mesmo que com a infeliz camisola do Porto - por estar convicto que há decisões sobre a sua vida que não o vejo em condições de influenciar. Só não irá para o Porto e irá para o estrangeiro se Pinto da Costa, como eu calculo que irá fazer, disser "afinal não" a Paco Casal. Ambos têm o calo da Mafia e sabem que negócio é negócio - resta saber qual deles é o que tem mais músculo.

Cumprimentos,
Isaías

De BENFICA365 a 01.07.2015 às 22:08

Vamos lá Benficar os dois:
Discordo de si quando afirma:«... hostilizar o Maxi é um erro (pois foi essa a armadilha montada por Pinto da Costa) e que não é do próprio que parte o entrave à sua continuação. Reitero que considero-o refém, nesta fase da sua vida (não só carreira) de interesses que nada têm a ver com a sua vontade e que fogem completamente do seu controlo.»
Mas o Maxi é homem ou um rato? Refém ??' Armadilha??? Não é do próprio??' Um homem feito, adulto com 8 anos de casa, idolatrado pelos benfiquistas onde eu me incluo ( é só ver a tag Maxi no meu Blog), não sabe o que quer, ...desculpa não estou muito distante de ti meu caro.

Concordo plenamente quando diz «...estou grato ao Maxi Pereira por tudo em que participou nestes 8 anos de Benfica...» mas claro que o assobiarei se um dia regressar à Luz como adversário, não pelo camisola mas sim porque é adversário e a todos eles jogadores/clubes desejo insucesso.

E mesmo que fique as coisas jamais serão as mesmas. È como se maxi já não tivesse 8 anos de casa. Um passado brilhante. Será toda a desconfiança sobre Maxi como se tratasse de um jogador de 1º ano.
Maxi (já) apagou 8 anos de casa...

Mas gosto de Benficar com quem tem capacidade argumentativa, com opiniões sustentadas e você caro Isaías tem essa capacidade de sobra. Reforço, continue a chutar!

Saudações Gloriosas!

De Ao Colinho do Isaías a 01.07.2015 às 22:40

Caro Benfica 365,

O Maxi é um homem sim, assim considero, e nada "rato". A questão não é tão simples assim. Deixe-me colocar-lhe alguns cenários possíveis:

- Suponhamos que Maxi tem, no seu contrato com Paco Casal, uma cláusula que prevê que no caso de a vontade do jogador contradizer a indicação de mudança de carreira por parte do agente, o jogador fica obrigado, legalmente, a ressarcir pesadamente (bem para além do razoável) o agente. Considere agora que o Maxi até estaria disposto a pagar esse valor do seu bolso e que o fazia. Como seria a sua vida depois? Paco manda na selecção e em muito da vida no Uruguai... Paco não esqueceria a afronta.

- Outro cenário será: grande parte da família de Maxi vive no Uruguai, território controlado pela mafia a que Casal pertence e, talvez, presida. Que vida teria a família dele? Note que na América do Sul e Central, o crime organizado é muito "quente". Veja a Colômbia, por exemplo, veja o Brasil. Como acha que ficaria a família? Como seriam as perspectivas de futuro para os seus filhos, caso quisessem viver naquela região do mundo? Paco não esqueceria a afronta.

Há outros valores que, como pode ver, se podem ter levantado e que impediram que o Maxi pudesse ser completamente transparente. Se calhar ele pensava também que o Benfica estaria disposto a fazer o esforço de pagar os dois milhões ao agente, dado que ele viu tantos milhões em transferências de jogadores inferiores. É também uma possibilidade ele ter pensado que essa seria a saída.

Sempre que o Maxi falou do Benfica foi com carinho e clara vontade de continuar. Nas famosas declarações em que punha a hipótese de outro clube em Portugal, notei que o que ele falava de forma pouco natural, talvez "encomendada". Não notou isso?

Os jogadores de futebol têm carreiras curtas, as quais se vêem forçados a capitalizar ao máximo. Têm também, após terminada a carreira de jogadores, que contar com os agentes do futebol se pretenderem ter outras, como treinadores ou outro tipo de função dentro do desporto. Se Maxi afrontar Paco Casal, garanto-lhe que Casal não esquecerá e seguramente não deixará que Maxi esqueça também.

Grato pelo debate!
Consideradamente,
Isaías

comentar



Ao Colinho do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Jorge Jesus? Nunca Mais!


Jonas, um de nós!


Campeões Eternos


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog