Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Primeira Liga 18/19



Que nuvem?

por Ao Colinho do Isaías, em 13.12.18

A primeira fase do ciclo após a novela acerca da permanência ou saída de Rui Vitória concluiu-se ontem, com sucesso no resultado, mas com a permanência de uma desconfiança que, como se sabe, será difícil de sacudir.

 

Feirense e Paços de Ferreira com serviços mínimos, Vitória de Setúbal com muita vontade e auto-domínio, pois pouca possibilidade houve de se jogar futebol, e ontem, uma vitória sobre o AEK arrancada a livre.

 

A espaços, o AEK parecia uma equipa do campeonato Português, daquelas que vêm defender o pontinho à Luz e tentar qualquer coisa mais numa bola parada. O Benfica não se conseguiu impor, porque insiste em levar o jogo para onde o adversário o conduz. Mas não foi sempre assim, não só com Rui Vitória mas também já esta época, em que se viram exibições, com Jonas indisponível, recheadas de dinamismo e imprevisibilidade.

 

Algo se abateu sobre a equipa e terá sido mais que apenas uma derrota em Amsterdam. Que nuvem desuniu o grupo e o afastou do seu treinador? Rui Vitória tinha demonstrado até então uma grande capacidade (aliás, a sua melhor característica) de manter os seus jogadores motivados e em sintonia consigo e com o esforço que o clube merece, o que tem compensado lacunas noutras áreas. Parece ter perdido, espero que momentaneamente, essa capacidade e, para mim, deveu-se à perda pública da sua humildade.


Pressionado pela comunicação social, Rui Vitória viu-se forçado - e isso por ter sido abandonado pela comunicação do clube, note-se - a referir vez após vez que ganhou isto e alcançou aquilo com o Benfica. Se compararmos tal discurso com o dos anos anteriores, eu penso que o prurido com o grupo terá começado aí, mas não posso deixar de responsabilizar a comunicação do clube.

 

O departamento de comunicação não serve apenas para lançar umas larachas no Twitter ou emitir comunicados. Serve para proteger quem, do clube, precisa de comunicar publicamente. Perante a pressão sobre Rui Vitória, que foi exercida pela comunicação social, deveria ter sido este departamento a falar pelo treinador, até, possivelmente, dizendo o mesmo (que já ganhou títulos). Só que uma coisa é alguém, com veemência falar sobre Rui Vitória, outra é o próprio ter de adoptar uma postura que é contra-natura em relação à sua, até então, habitual persona pública.

 

É especulação, nesta fase. Os resultados têm vindo (ao menos isso!) e espero que continuem a vir. Rui Vitória já esteve nesta posição antes, mas tinha um plantel melhor que o actual. O que é verdadeiramente fulcral é que ele seja absoluta e inequivocamente protegido pela comunicação do clube, mesmo que já esteja decidida a sua eventual saída.

 

Espero também que a comunicação do clube venha ser publicamente clara quanto às questões que assolam o clube neste momento e que venha garantir que Jorge Jesus não voltará a ser funcionário do Sport Lisboa e Benfica.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 10:41




3 comentários

De Anónimo a 14.12.2018 às 16:02

O facto que motivou a desunião e descrença do plantel no treinador, para além de algumas opções técnicas difíceis de entender, chama-se Luisão. Luisão terminou a sua carreira de jogador a contragosto, uma vez que os seus planos passavam por terminar a carreira no relvado, enquanto capitão de equipa, e não como figura decorativa no balneário. Rui Vitória antecipou a retirada de Luisão, uma vez que não contava com o capitão como opção para a primeira equipa. Luisão saiu do plantel mas mantém-se no Benfica com influência junto do plantel e goza de estatuto especial junto do Presidente LFV. Desde a saída de Luisão que Rui Vitória perdeu o balneário, com as consequências que podemos constatar. Ansiamos por melhores dias. Viva o Benfica!

De Ao Colinho do Isaías a 14.12.2018 às 16:05

Caro anónimo,

Já tinha considerado essa hipótese, mas esta "perda de balneário" já vem da época passada, ainda que disfarçada por um bom início de temporada, com a entrada na Champions e um começo de campeonato a muito bom nível.

Mas talvez Luisão já estivesse a dar problemas nessa altura?

Cumprimentos,
A.do Isaías

De Anónimo a 24.12.2018 às 00:37

Pura especulação que não tem ponta por onde se pegue.
Um chorrilho de disparates. O futebol não funciona assim.

comentar



Ao Colinho do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Jorge Jesus? Nunca Mais!


Jonas, um de nós!


Campeões Eternos


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog