Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



Primeira Liga 20/21



Que nuvem?

por Ao Colinho do Isaías, em 13.12.18

A primeira fase do ciclo após a novela acerca da permanência ou saída de Rui Vitória concluiu-se ontem, com sucesso no resultado, mas com a permanência de uma desconfiança que, como se sabe, será difícil de sacudir.

 

Feirense e Paços de Ferreira com serviços mínimos, Vitória de Setúbal com muita vontade e auto-domínio, pois pouca possibilidade houve de se jogar futebol, e ontem, uma vitória sobre o AEK arrancada a livre.

 

A espaços, o AEK parecia uma equipa do campeonato Português, daquelas que vêm defender o pontinho à Luz e tentar qualquer coisa mais numa bola parada. O Benfica não se conseguiu impor, porque insiste em levar o jogo para onde o adversário o conduz. Mas não foi sempre assim, não só com Rui Vitória mas também já esta época, em que se viram exibições, com Jonas indisponível, recheadas de dinamismo e imprevisibilidade.

 

Algo se abateu sobre a equipa e terá sido mais que apenas uma derrota em Amsterdam. Que nuvem desuniu o grupo e o afastou do seu treinador? Rui Vitória tinha demonstrado até então uma grande capacidade (aliás, a sua melhor característica) de manter os seus jogadores motivados e em sintonia consigo e com o esforço que o clube merece, o que tem compensado lacunas noutras áreas. Parece ter perdido, espero que momentaneamente, essa capacidade e, para mim, deveu-se à perda pública da sua humildade.


Pressionado pela comunicação social, Rui Vitória viu-se forçado - e isso por ter sido abandonado pela comunicação do clube, note-se - a referir vez após vez que ganhou isto e alcançou aquilo com o Benfica. Se compararmos tal discurso com o dos anos anteriores, eu penso que o prurido com o grupo terá começado aí, mas não posso deixar de responsabilizar a comunicação do clube.

 

O departamento de comunicação não serve apenas para lançar umas larachas no Twitter ou emitir comunicados. Serve para proteger quem, do clube, precisa de comunicar publicamente. Perante a pressão sobre Rui Vitória, que foi exercida pela comunicação social, deveria ter sido este departamento a falar pelo treinador, até, possivelmente, dizendo o mesmo (que já ganhou títulos). Só que uma coisa é alguém, com veemência falar sobre Rui Vitória, outra é o próprio ter de adoptar uma postura que é contra-natura em relação à sua, até então, habitual persona pública.

 

É especulação, nesta fase. Os resultados têm vindo (ao menos isso!) e espero que continuem a vir. Rui Vitória já esteve nesta posição antes, mas tinha um plantel melhor que o actual. O que é verdadeiramente fulcral é que ele seja absoluta e inequivocamente protegido pela comunicação do clube, mesmo que já esteja decidida a sua eventual saída.

 

Espero também que a comunicação do clube venha ser publicamente clara quanto às questões que assolam o clube neste momento e que venha garantir que Jorge Jesus não voltará a ser funcionário do Sport Lisboa e Benfica.

Autoria e outros dados (tags, etc)

rematado às 10:41




Ao comentar coloque, por favor, um nome no campo respectivo ou faça login através do Sapo ou do Facebook. Isso irá facilitar a identificação nos diálogos:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Ao Colinho do Isaías

foto do autor


O verdadeiro Isaías!


Jorge Jesus? Nunca Mais!


Jonas, um de nós!


Campeões Eternos


Fehér, eterno 29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Dezembro 2018

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Pesquisar

  Pesquisar no Blog







subscrever feeds